sábado, 2 de agosto de 2008

"Gabriel's Oboe"... de Ennio Morricone.


.
Dentro do espírito de que é importante a divulgação, além do trabalho de Pachelbel, de algumas obras outras, recordamos aqui o trabalho de Ennio Morricone.
A composição "Gabriel's Oboe", parte da trilha sonora do filme "A Missão", é um dos grandes monumentos líricos da música erudita.
Com poucos intrumentos, trazendo em primeiro plano um oboé, transmite uma sensação celestial que comove. No filme... pacificou índios armados.
.
Para baixar esta composição:
.

3 comentários:

Rubens Godoy Sampaio disse...

Olá Xará,
esta obra de Ennio Morricone é uma obra de gênio. Porquu além de ser belíssima é uma síntese do filme. Na verdade, o que acontece no filme, acontece na música. De um lado temos a cultura européia... e a música traz o coro. Em seguida temos a cultura indígena... e música traz a percussão... e o compositor conseguiu misturar a percussão indígena com o coro do século XVIII. Batucada e coral.
Não é só isto.

Chegam os jesuítas e querem costurar as duas culturas e então surge a linha melódico do Gabriel, que efetivamente costura a música... atravessando por todo o fundo de coro e percussão.

Genial. Nunca vi nada parecido. A música é um retrato do filme.

Rubens

Zenith disse...

Realmente, esta trilha sonora é perfeita. Se Ennio já era famoso e reconhecido por seus trabalhos em diversos filmes, este foi sensacional. "Gabriel´s Oboe", "On Earth as it in heaven", e tantas outras... são composições que ficarão para a história da música e do CINEMA. o Filme, nem se fala, a fotografia, espetacular. E pra quem tiver oportunidade... vá conhecer pessoalmente a cachoeira que passa no filme... lá nas Cataratas do Iguaçu... no lado argentino... belíssimo.

Reinaldo Deprera disse...

Enio......tem composição dele no cinema paradiso seu nao me engano