quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

“Magnificat”, de Pachelbel


A composição “Magnificat”, de Pachelbel, na verdade, é uma leitura musical do canto agradecido de Maria a Deus, expresso em Lucas 1, 46-55.
Assim, o texto, em conformidade total com o Evangelho, é:

“Magnificat anima mea Dominum
et exultavit spiritus meus in Deo salvatore meo
quia respexit humilitatem ancillae suae
Ecce enim ex hoc beatam me dicent omnes generationes
quia fecit mihi magna, qui potens est, et sanctum nomen eius
et misericordia eius in progenies et progenies timentibus eum
Fecit potentiam in brachio suodispersit superbos mente cordi sui
deposuit potentes de sede et exaltavit humiles
esurientes implevit bonis et divites dimisit inanes
Suscepit Israel puerum suum, recordatus misericordiae
sicut locutus est ad patres nostros
Abraham et semini eius in saecula »
.
Para rematar de maneira deliciosa esta composição, Pachelbel lançou a pequena oração “Gloria Patri”:
“Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
Sicut erat in principio et nunc et semper,
et in saecula saeculorum. Amen.”
.
Tradução
“Magnificat”
Lucas 1 46-55
.
"46 E Maria disse: “Minha alma magnifica ao Senhor
47 e meu espírito não pode deixar de estar cheio de alegria por Deus, meu Salvador;
48 pois Ele tem olhado para a situação humilde de Sua escrava. Porque, eis que doravante todas as gerações me proclamarão feliz;
49 visto que o Poderoso tem feito grandes ações para comigo, e Santo é o Seu Nome;
50 e Sua Misericórdia é de geração em geração sobre os que O temem.
51 Ele tem agido valorosamente com o Seu braço, tem espalhado os que são soberbos na intenção dos seus corações.
52 Tem derrubado de tronos homens de poder e tem enaltecido humildes;
53 tem plenamente saciado os famintos com coisas boas e tem mandado embora, de mãos vazias, os que tinham riqueza.
54 Ele tem vindo em socorro de Israel, Seu servo, para fazer lembrar a misericórdia,
55 assim como disse aos nossos antepassados, a Abraão e a Seu descendente, para sempre.”
.
Link para baixar a composição:
.

Nenhum comentário: